terça-feira, 30 de abril de 2013

Movimento da População Contra a Ditadura


A luta pela liberdade de expressão e democracia.


Regime militar. Os militares tomaram o poder no Brasil em março de 1964, mesmo inicialmente anunciando eleições diretas para o ano seguinte. Entretanto, divergências internas levaram ao prolongamento da ditadura. 

Enquanto a oposição se organizava na ilegalidade, a sociedade se mobilizava e a esquerda radical preparava-se para a luta armada.  

Em 1968 os militares impuseram o decreto AI-5 que dava plenos poderes ao presidente. Foi o período da censura. 

Milhares de artistas e estudantes na época fizeram manifestações contra a censura em favor da liberdade de expressão. Ainda assim, a repressão e a tortura intimidava a população. Os grupos de resistência foram quase disseminados. Em 1969 a oposição se enfraqueceu mediante o governo opressor do General Médici e o estranho porém real "avanço econômico". 






Em 1970 até a copa foi utilizada para a propaganda oficial. Na década de 1970 já havia televisão em cerca de 40% das casas brasileiras. 


A crise internacional do petróleo de 1973 comprometeu a economia brasileira.  Em 1975 alguns jornais já estavam livres da censura, embora o governo perseguisse violentamente alguns grupos da imprensa (muitos desapareceram e jamais tiveram seus corpos encontrados).




Em 1978 iniciou-se a abertura política. Em 1979 o AI-5 foi revogado. A alta inflação que assolou o país nos anos e seguintes fez despencar a popularidade do sistema político, mas somente em 1984 manifestações que reuniram mais de um milhão de pessoas reivindicaram eleições diretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário